Auxílio Reconstrução

Auxílio Reconstrução: Cidades gaúchas pedem mais prazo para cadastro

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro pago pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul

Publicado em 24/06/2024 às 20:09
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Nesta segunda-feira, 24 de junho, a Federação das Associações de Município do Rio Grande do Sul (Famurs) solicitou ao governo federal a prorrogação de dez dias no prazo para que as prefeituras gaúchas realizem o cadastro online da população desabrigada no programa Auxílio Reconstrução.

A data limite para o cadastramento é nesta terça-feira (25). O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, alega que muitos municípios ainda não fizeram o cadastro, mesmo com o reforço da federação feito a cada município sobre a necessidade do cadastramento e fim do prazo.

O prefeito justificou a necessidade de dilatação do prazo: "Assim, é possível que os municípios possam revisar os dados, identificar com exatidão as famílias atingidas, corrigir divergências dos sistemas ou erros, e garantir que todos os cidadãos gaúchos tenham acesso ao Auxílio Reconstrução".

Até sexta-feira (21), 182 prefeituras do Rio Grande do Sul ainda não tinham registrado as famílias para receberem o benefício.

O que é o Auxílio Reconstrução?

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.

Possuem direito ao Auxílio Reconstrução as famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.

RIO GRANDE DO SUL: Governo LULA pagará auxílio para trabalhadores vítimas das enchentes

Tags

Autor