EDUCAÇÃO

Lula revela planos de investimento para ampliação de universidades em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou investimentos para expansão de universidades em São Paulo. Entenda mais detalhes a seguir.

Publicado em 29/06/2024 às 22:37
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Neste sábado (29), em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que os investimentos em educação ajudarão o país a alcançar o objetivo de tornar o Brasil um país menos desigual, a partir da igualdade de oportunidades para os filhos de pobres e ricos do país.

Cerca de R$ 1 bilhão em recursos federais terão como destino a expansão e a consolidação de universidades e institutos federais localizados em 40 municípios de São Paulo.

Lula anunciou ainda a criação de um hospital universitário na região sul do estado.

Lula afirmou, durante o evento, que as políticas de seu governo não estão restritas aos grupos mais vulnerabilizados, ainda que tenha “carinho especial” por estes.

Lula revela planos de investimento para ampliação de universidades em São Paulo

“Nós queremos formar cidadãos porque esse país não pode ser eternamente exportador de commodities. Este país tem que ser o exportador de inteligência e conhecimento. Por isso, precisamos garantir educação de qualidade para as crianças, desde o primeiro ano do ensino fundamental ou da creche”, disse o presidente.

Conforme ele, a possibilidade de ascensão social se dá por meio da educação.

“Só ficarei sossegado quando estivermos em um país em que as crianças disputem vaga na universidade não pelo berço ou hospital em que nasceram. O Estado tem de garantir ao filho mais humilde da empregada doméstica o direito de estudar na mesma universidade do filho da patroa. Não quero tirar nada de ninguém. Quero apenas igualdade de oportunidade. E que toda criança e adolescente tenham mais oportunidades do que tiveram seus pais”, adicionou.

Lula acrescentou que, ao contrário do que muitos críticos de seu governo afirmam, ele não faz um governo exclusivamente voltado aos pobres.

“Eu quero governar o país para os empresários. Eu quero que os empresários ganhem dinheiro, porque ganhando dinheiro, geram emprego; se geram emprego, geram salário; se geram salário, geram consumo. E consumo gera mais comércio, mais emprego e mais salário. Eu quero que a economia cresça e que todo mundo cresça”, discursou o presidente.

Lula ainda ressaltou que possui preocupações especiais em fazer com que os investimentos sejam voltados aos pequenos empreendedores do país e que pequenos e médios empresários e comerciantes geram abundância de empregos e, consequentemente, desenvolvimento para as periferias do país.

“É por isso que Fernando Haddad [ministro da Fazenda] está desenvolvendo a mais importante política de crédito já feita nesse país, voltada ao crédito. Se tiver crédito, tem desenvolvimento social. Se tiver crédito, a economia cresce. É por isso que queremos fazer política de crédito”, argumentou.

No evento, Haddad também ressaltou que a expansão das unidades universitárias no interior de São Paulo tem sido um anseio antigo do governo e das comunidades locais, porém, falta de recursos orçamentários sempre foi um obstáculo.

“Na primeira oportunidade, o presidente pediu, a mim e ao Camilo Santana [ministro da Educação], para retomarmos esse campus que é o sonho acalentado por duas gerações de moradores da zona leste”.

Camilo Santana disse que a volta de Lula à Presidência é também a volta da educação, enquanto prioridade de governo.

“Além de recompormos orçamentos no ministério, abrimos as portas do MEC para o diálogo com os prefeitos, governadores, professores, estudantes, reitoras e reitores que não eram recebidos nos últimos anos”, disse.

Tags

Autor