Lula já teria data para voltar a Brasília, após operação, dizem médicos

Presidente passou por cirurgia para drenagem de um hematoma, na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Publicado em 10/12/2024 às 10:07 | Atualizado em 10/12/2024 às 10:09
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na madrugada desta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência para a drenagem de uma hemorragia intracraniana, após relatar fortes dores de cabeça.

O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de Lula ser transferido de Brasília, onde recebeu os primeiros atendimentos.

Coletiva de imprensa

Por volta das 9h da manhã desta terça-feira (10), a equipe médica, liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, participaram de uma coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde do presidente.

Segundo os médicos, o presidente apresenta funções neurológicas estáveis, sem alterações nos movimentos, e está totalmente consciente.

Inicialmente, foi informado que Lula havia passado por uma craniotomia para drenagem do hematoma, mas durante a coletiva, a equipe médica esclareceu que o procedimento realizado foi uma trepanação, técnica utilizada para aliviar a pressão no cérebro e drenar hematomas.

De acordo com os médicos, os hematomas observados são resultado do inchaço relacionado à cicatrização da queda anterior, e não houve lesões cerebrais.

Lula permanecerá sob cuidados médicos e, embora não haja previsão de alta hospitalar, ele deverá ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 48 horas como medida de precaução. Ainda conforme a equipe médica, a primeira-dama, Janja, está acompanhando Lula.

As chances de um novo sangramento são consideradas baixas, embora não possam ser descartadas. A equipe médica optou pelo tratamento em São Paulo, onde o presidente está recebendo os cuidados necessários.

Caso a recuperação ocorra sem complicações, Lula deverá retornar a Brasília na próxima semana e retomar suas atividades normais.

LIVE - CIRURGIA DE EMERGÊNCIA DE LULA: hospital atualiza estado de saúde do presidente

Tags

Autor