AO VIVO: acompanhe a coletiva de imprensa sobre o estado de saúde de Lula

Na desta quinta-feira (12), o presidente Lula será submetido a um novo procedimento para tratar hematomas subdurais crônicos

Publicado em 12/12/2024 às 7:39
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência para a drenagem de uma hemorragia intracraniana, após relatar fortes dores de cabeça. O procedimento ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Por volta das 9h da manhã de terça-feira (10), a equipe médica, liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde de Lula.

De acordo com os médicos, o presidente apresenta funções neurológicas estáveis, sem alterações nos movimentos e está totalmente consciente.

Inicialmente, havia sido informado que Lula havia passado por uma craniotomia para drenagem do hematoma, mas durante a coletiva, a equipe esclareceu que o procedimento realizado foi uma trepanação, técnica utilizada para aliviar a pressão no cérebro e drenar hematomas.

Em um novo boletim médico divulgado na quarta-feira (11), a equipe médica informou que o presidente será submetido a um novo procedimento na manhã desta quinta-feira (12). Trata-se de um procedimento endovascular, com embolização da artéria meníngea média, uma técnica utilizada para tratar hematomas subdurais crônicos ou sangramentos persistentes na superfície do cérebro. 

O médico Roberto Kalil Filho, responsável pelo acompanhamento do presidente, explicou que a embolização é um procedimento de baixo risco, realizado via femoral, e que já estava programado como um complemento à cirurgia realizada na terça-feira.

Na manhã desta quinta-feira (12), a equipe médica irá realizar outra coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde do presidente após o novo procedimento.

AO VIVO: Médicos concedem coletiva sobre saúde de Lula 

 

Tags

Autor