Governo de Pernambuco dá início à segunda etapa das obras no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

A segunda fase da restauração será destinada a recuperar o piso, instalação de forros e outras melhorias essenciais para o Santuário

Publicado em 27/12/2024 às 10:01
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Nesta quinta-feira (26), o Governo de Pernambuco anunciou a liberação do segundo termo de fomento para a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, após a conclusão da primeira fase, realizada antes da tradicional festa de 8 de dezembro.

O novo convênio firmado com a Arquidiocese de Olinda e Recife destina-se à execução de serviços complementares na igreja. As intervenções incluirão a recuperação do piso, instalação do forro, substituição das esquadrias e outras melhorias estruturais essenciais para restaurar o santuário à sua condição original. O valor total do investimento é de R$ 2,79 milhões.

“Ao darmos continuidade a esse importante trabalho, é com muita alegria que cumprimos o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco de devolver à população um ícone do Recife e do Estado, que é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Na primeira etapa, realizamos os ajustes necessários para a Festa do Morro, e agora, na segunda fase, entregaremos um espaço totalmente restaurado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A primeira etapa concentrou-se na realização das obras mínimas necessárias para a realização da festa no local. Já a segunda fase irá dar seguimento ao processo, com intervenções que garantirão o pleno funcionamento do santuário.

“Nosso objetivo é requalificar completamente o espaço, devolvendo-lhe suas condições originais e possibilitando seu uso contínuo, com prazo de conclusão de 90 dias”, destacou Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh). A Seduh é a responsável pela execução dos serviços.

A segunda fase das obras incluirá a instalação de sistemas essenciais, como refrigeração, iluminação definitiva, som, para-raios e câmeras de monitoramento. O forro será instalado para cobrir a estrutura do teto, evitando que o acabamento fique exposto.

Além disso, o piso será restaurado devido aos danos causados pelo desabamento, que comprometeu diversas áreas do chão. As esquadrias de vidro também serão substituídas, pois foram danificadas durante o incidente.

A instalação de placas solares, se realizada, ficará sob a responsabilidade da Arquidiocese. A estrutura do teto já foi preparada para essa possibilidade.

A primeira fase, que consistiu na instalação da estrutura metálica do telhado, foi concluída de forma rápida. O contrato foi assinado em 26 de setembro, e em 25 de novembro a estrutura foi entregue com segurança, após a verificação do time de engenheiros da Seduh, três dias antes do início das festividades de Nossa Senhora da Conceição, em 28 de novembro. O investimento nesta etapa foi de R$ 1,5 milhão.

Em 12 de setembro, o Governo do Estado recebeu da Arquidiocese a área do santuário liberada de entulhos, duas semanas após o trágico desabamento do teto que resultou na morte de duas pessoas e deixou dezenas de feridos.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso em investir na reconstrução do santuário devido à sua importância cultural, histórica, econômica e religiosa para a cidade do Recife.

Tags

Autor