Pernambuco terá Casa da Mulher Brasileira no Recife
A iniciativa integra o Programa de Proteção à Vida, Fortalecimento da Família, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para Todos
Clique aqui e escute a matéria
A Secretaria da Mulher de Pernambuco firmou um contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 19,2 milhões para viabilizar a construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira no Recife.
A iniciativa integra o Programa de Proteção à Vida, Fortalecimento da Família, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para Todos, liderado pelo Ministério das Mulheres.
“O cuidado com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Pernambuco é uma das maiores preocupações da nossa gestão. Com o apoio do governo federal, poderemos garantir e ampliar os serviços públicos destinados a essas mulheres, fortalecendo o atendimento especializado e a rede de proteção”, declarou a governadora Raquel Lyra.
O que é a Casa da Mulher Brasileira?
A Casa da Mulher Brasileira é um espaço integrado que oferece uma ampla gama de serviços especializados para atender mulheres vítimas de violência. Os serviços incluem:
- Acolhimento e triagem
- Apoio psicossocial
- Delegacia especializada
- Juizado
- Ministério Público e Defensoria Pública
- Promoção da autonomia econômica
Além disso, a estrutura contará com brinquedoteca para crianças, alojamento temporário e transporte, quando necessário.
“Por meio deste novo equipamento, as pernambucanas que eventualmente sofrerem algum tipo de violência terão todo o apoio necessário para denunciar seus agressores. Elas também contarão com suporte psicológico e, se necessário, abrigo. Este é um serviço essencial, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
Objetivos e expansão no estado
O principal objetivo da Casa é centralizar serviços especializados, facilitando o acesso das vítimas e garantindo condições para enfrentar a violência, fortalecer o empoderamento feminino e promover a autonomia econômica das mulheres.
Além do Recife, outras duas unidades da Casa da Mulher Brasileira serão construídas em Caruaru e Petrolina, ampliando o alcance dos serviços em Pernambuco.
“A implementação da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco é um marco no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. Este espaço, fruto da parceria com o Governo Federal, representa o compromisso da gestão Raquel Lyra em oferecer um atendimento integrado e humanizado para todas as mulheres em situação de violência”, afirmou a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia.