Tutor do pitbull é indiciado por homicídio após morte de idoso em Olinda
O ataque aconteceu no dia 16 de setembro de 2024, em Bairro Novo, Olinda. O idoso tentou se aproximar do cão e foi atacado no mesmo momento
Clique aqui e escute a matéria
O tutor do pitbull responsável pelo ataque que matou o idoso Leonardo Lustosa da Silveira Castro, de 68 anos, em Olinda, foi indiciado por homicídio culposo pela Polícia Civil de Pernambuco. O homicídio culposo ocorre quando a morte de uma pessoa é causada por um ato imprudente, sem intenção de matar.
O ataque aconteceu em 16 de setembro de 2024, no Bairro Novo, e resultou na morte de Leonardo no dia seguinte. A investigação revelou que o proprietário do cão agiu de forma negligente ao permitir que o pitbull circulasse sem focinheira, desrespeitando a legislação estadual que exige medidas de segurança para cães de raças como pitbull, doberman e rottweiler.
Em uma coletiva de imprensa realizada em 20 de janeiro de 2025, a delegada de Olinda, Euricélia Nogueira, afirmou que, após diligências e a coleta de depoimentos, ficou comprovado que o tutor do animal, que teve o nome preservado, não atendeu às exigências da Lei Estadual.
"O proprietário foi indiciado por homicídio culposo devido à negligência. A lei exige que cães dessas raças andem em via pública com pessoas maiores de 18 anos e com equipamentos de segurança, como focinheira e guias curtas, para proteger a sociedade", explicou a delegada.
O ataque ocorreu quando Leonardo, ao tentar acariciar o pitbull, foi atacado no pescoço. O incidente foi registrado por câmeras de segurança, que mostram o idoso se aproximando do cão enquanto conversava com o vizinho, o tutor do animal.
O pitbull avançou rapidamente, mordeu o pescoço de Leonardo, e o vizinho tentou conter o animal. O idoso foi socorrido, mas devido à gravidade dos ferimentos, que afetaram a veia jugular interna e causaram uma hemorragia intensa, ele faleceu um dia depois.
Este caso reforça a necessidade de seguir as regulamentações sobre o controle de cães potencialmente perigosos, visando garantir a segurança de todos na comunidade.