Ponte Duarte Coelho será interditada mais cedo para montagem do Galo da Madrugada
A interdição ocorrerá cinco dias antes do usual, começando no sábado (22/2), às 11h, e seguirá o mesmo esquema de desvios de anos anteriores

Clique aqui e escute a matéria
Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura do Recife decidiu antecipar o fechamento da Ponte Duarte Coelho, localizada no Centro, para a montagem da alegoria gigante do Galo da Madrugada.
A interdição ocorrerá cinco dias antes do usual, começando no sábado (22/2), às 11h, e seguirá o mesmo esquema de desvios de anos anteriores. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciarão a operação, que será dividida em três etapas.
A primeira etapa, que começa no sábado, prevê desvios na Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, na Rua do Sol com a Ponte Duarte Coelho e na Avenida Dantas Barreto com a Avenida Guararapes. A interdição da ponte se estenderá até o domingo pós-Carnaval (9/3), quando a estrutura será desmontada e o trânsito será liberado.
A antecipação da interdição visa facilitar a montagem do Galo da Madrugada, que será erguido já na quarta-feira (26/2), antes do que acontecia nos anos anteriores.
Tradicionalmente, o galo gigante começava a ser montado na quarta-feira à noite, com o levantamento da alegoria ocorrendo na quinta ou sexta-feira de Carnaval. A segunda fase da operação terá início às 21h de sexta-feira (28/2) e se estenderá até as 20h de sábado (1/3).
Durante esse período, ruas nos bairros de São José e Santo Antônio serão interditadas, incluindo a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial. A Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal.
No Viaduto Capitão Temudo, as alças de acesso à Rua Imperial serão fechadas. O acesso a Afogados será possível apenas pela Avenida Saturnino de Brito e outras ruas alternativas. Já quem vem da Ponte Joaquim Cardoso, nas proximidades do Imip, deverá seguir para Afogados pela Avenida Beira Rio.
A terceira etapa da operação ocorrerá no dia 1º de março, às 4h, com bloqueios na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo. A Rua Princesa Isabel também será interditada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, forçando os motoristas a utilizarem outras rotas, como a Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Interdições nas Pontes de Acesso ao Centro
- Ponte Princesa Isabel: Será fechada para veículos a partir de sábado (1º), às 5h. Ônibus e táxis poderão acessar a ponte a partir de domingo (2), com rotas alternativas durante o dia.
- Ponte Maurício de Nassau: Será interditada para veículos e destinada a pedestres a partir de sexta-feira (28), às 14h, com previsão de liberação às 7h de quarta-feira (5/3).
- Ponte Buarque de Macedo: Também será fechada para veículos e aberta apenas para pedestres a partir de sexta-feira (28), às 14h, com liberação prevista para quarta-feira (5/3).
- Ponte do Limoeiro: Permanecerá aberta para tráfego misto, permitindo o acesso a estacionamentos próximos à Prefeitura e tribunais. Uma faixa de rolamento será destinada exclusivamente ao Expresso da Folia.
Essas medidas têm o objetivo de garantir a segurança e fluidez do tráfego durante as festividades do Carnaval de 2025, com foco na operação do Galo da Madrugada.