Benefícios da acerola: 7 motivos para incluir a fruta na sua dieta
Confira os benefícios da acerola para a saúde.
Clique aqui e escute a matéria
A acerola está presente na sua "fruteira"?
Essa fruta tropical ácida é bastante rica em vitamina C, chegando a fornecer 1.505 mg da substância em 100 gramas de fruta.
Apenas cinco acerolas já garantem a quantidade de vitamina C necessária para o organismo, mas os benefícios da fruta não param por aí.
A acerola também pode ser benéfica para o coração, a pele e outros órgãos do corpo. Confira a seguir alguns de seus benefícios!
BENEFÍCIOS DA ACEROLA
1) Faz bem para o coração
Rica em potássio, a acerola ajuda a controlar a pressão arterial e a aterosclerose, ajudando a prevenir infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
2) Fortalece a imunidade
Por ser um antioxidante, a vitamina C da acerola ajuda a fortalecer a resposta imunológica do organismo a infecções, como gripes e resfriados.
3) Faz bem para o intestino
A acerola possui fibras, como a pectina, que ajudam a prevenir problemas gastrointestinais, prevenindo diarreias e constipação.
4) Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Rica em vitamina C, antocianinas e quercetina, a acerola ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, que potencializam o envelhecimento precoce.
5) Faz bem para a pele
O consumo de acerola e suas propriedades antioxidantes também está associado a uma maior produção de colágeno, tornando a pele mais saudável e combatendo as rugas.
6) Reduz o risco de problemas de visão
A acerola contém vitamina A, substância cuja falta pode causar cegueira. A vitamina A diminui o risco de problemas de visão como degeneração macular relacionada à idade e catarata.
7) Pode contribuir como emagrecimento
Pouco calória, a acerola também favorece o funcionamento do intestino e, por possuir fibras, aumenta a saciedade. Com isso, pode ser uma aliada do emagrecimento saudável.
QUAL A MELHOR FORMA DE CONSUMIR ACEROLA?
A forma ideal é o consumo da fruta in natura, mas outra possibilidade interessante é o suco de acerola.
Porém, o suco deve ser consumido logo após o preparo, para que os benefícios da fruta sejam preservados, uma vez que a quantidade de vitamina C é reduzida após algumas horas.
Quanto mais verde for a acerola, maior será a quantidade de vitamina C presente nela.
Com informações de UOL/Viva Bem
VEJA TAMBÉM: Como fazer suco de beterraba com limão?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”