SAÚDE

Malefícios do café: Quantas horas antes de dormir é aconselhável tomar café?

Devido aos riscos de afetar o sono, médico não recomenda o consumo de café à noite

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 12/04/2024 às 9:58 | Atualizado em 12/04/2024 às 10:09
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

Tomar café já virou parte da cultura do povo brasileiro. O hábito de tomar a bebida começa cedo, ainda pela manhã, para ganhar a energia necessária para as atividades do dia, e ocorre também em outros momentos.

Inclusive, muita gente toma café à noite, mesmo sabendo que o hábito pode ser prejudicial para o sono. Mas até que horas é possível tomar café sem ter muitos malefícios?

O médico coloproctologista Fernando Lemos, especialista no sistema digestivo, traz algumas respostas para a questão.

Café à noite: pode tomar café até que horas?

O médico responde que não é recomendado consumir café preto após as 19h, devido à presença de cafeína na bebida.

A cafeína é uma substância estimulante presente no café preto. Quando ingerimos café, a cafeína estimula a glândula adrenal, localizada acima dos rins, a produzir hormônios do estresse, como o cortisol.

A partir das 19 horas, não é interessante estimular a glândula adrenal, pois isso pode levar à produção excessiva de cortisol e outras substâncias estimulantes.

Isso pode resultar em dificuldade para dormir, sono interrompido e não restaurador, cansaço durante o dia e até mesmo envelhecimento precoce.

Lemos diz que mesmo que algumas pessoas afirmem não sentir nenhum efeito colateral ao consumir café à noite, isso não significa que não estejam prejudicando o organismo.

Segundo ele, mesmo sem sintomas aparentes, o estímulo da glândula adrenal pode afetar negativamente o sono e a saúde em geral.

Quantidade de café recomendada por dia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece diretrizes para o consumo de cafeína, considerando a saúde pública e o bem-estar dos indivíduos.

De acordo com suas recomendações, para pessoas saudáveis, é considerado seguro o consumo de até 400 mg de cafeína por dia. Esse limite equivale aproximadamente a três xícaras de café padrão.

Essa orientação visa garantir que o consumo de cafeína permaneça dentro de limites que não representem riscos significativos à saúde.

Veja mais informações sobre os malefícios do café no vídeo:

 

Fonte: Planeta Intestino


“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor