Benefícios e malefícios do café: 7 vantagens da bebida para a saúde e quais as desvantagens
Confira benefícios do café para a saúde e se há malefícios em seu consumo.
Clique aqui e escute a matéria
Você não dispensa um café?
É comum ver debates sobre os possíveis benefícios da bebida, que é rica em vitaminas, fósforo, potássio e ácidos clorogênicos.
O café de fato pode trazer vantagens para a saúde, mas também requer alguns cuidados.
Confira seguir alguns benefícios do café e riscos que a bebida pode oferecer!
BENEFÍCIOS DO CAFÉ
EMAGRECIMENTO
Segundo estudo publicado em 2019 na revista Scientific Reports, uma xícara de café pode favorecer a perda de peso, por gerar estímulo à a gordura marrom, que queima calorias.
DESEMPENHO FÍSICO
Pesquisas científicas com atletas demonstraram que com a participação de atletas mostraram que a ingestão de 3 mg de cafeína por kg de peso uma hora antes da atividade física favorece o desempenho.
COMBATE AO ESTRESSE
O café contém a cafeína e o ácido clorogênico, que ajudam a reduzir o nível de estresse e melhorar o raciocínio e a memória.
COMBATE A DORES DE CABEÇA
Segundo pesquisas da Universidade do Porto, de Portugal, a cafeína presente no café ajuda a reduzir dores de cabeça, sendo bastante presente em medicamentos com essa finalidade.
FAVORECE A PREVENÇÃO DO CÂNCER
A bebida favorece a prevenção de cânceres de próstata, mama, ovários e cólon, dentre outros exemplos. Por conter antioxidantes e outras substâncias, combatem os danos dos radicais livres.
BENEFÍCIOS RESPIRATÓRIOS
Segundo estudos da Universidade do Porto, pessoas que consomem café possuem 30% menos possibilidade de desenvolver asma.
FAZ BEM AO CORAÇÃO
Um estudo da Revista de Nutrição do Brasil indica que as propriedades antioxidantes da cafeína fornecem proteção ao sistema cardiovascular.
O CAFÉ TRAZ MALEFÍCIOS?
O consumo moderado do café costuma ser seguro (de 3 a 5 xícaras por dia), sem efeitos colaterais, para a indivíduos saudáveis.
"O adulto sem problema de saúde pode consumir até quatro xícaras de café coado por dia. O equivalente a, no máximo, 400 mg de cafeína", destaca o cardiologista Roberto Kalil, em entrevista à CNN.
Porém, o efeito antioxidante do café pode causar causar elevações no colesterol e na pressão arterial.
Com isso, pessoas com hipertensão e histórico de colesterol alto podem ser prejudicadas pelo consumo da bebida.
Com informações de CNN
VEJA TAMBÉM: os BENEFÍCIOS e MALEFÍCIOS do consumo do mamão
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”