SAÚDE

Conheça os benefícios do chá de hibisco para quem quer emagrecer

Estudos científicos comprovam a relação benéfica entre o chá e o emagrecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 15/04/2024 às 11:01 | Atualizado em 15/04/2024 às 11:09
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O chá de hibisco, também conhecido como rosela ou jamaica, é apreciado em todo o mundo, quente ou frio, por sua cor vermelha brilhante e sabor parecido com o cranberry.

Além do sabor, o chá de hibisco também é capaz de promover benefícios para a saúde, como a perda de peso saudável.

Benefícios do chá de hibisco para emagrecimento

Uma das descobertas mais interessantes relacionadas ao chá de hibisco é seu efeito na perda de peso.

No México, o chá de hibisco é tradicionalmente utilizado como tratamento para a obesidade, o que despertou muito interesse na comunidade científica.

Estudos em modelos computacionais sugeriram que certos compostos do chá de hibisco podem se ligar à enzima responsável pela digestão das gorduras, a lipase.

Estudos realizados com plantas medicinais confirmaram que o chá de hibisco inibe a lipase mais do que outras plantas.

Além disso, o chá de hibisco reduziu a gordura corporal em hamsters, ratos e camundongos, aumentando a excreção de gordura nas fezes.

No entanto, esses efeitos só foram testados em humanos em estudos mais recentes.

Evidências científicas

Um estudo publicado em 2014 foi capaz de comprovar que o chá de hibisco pode inibir a obesidade e a acumulação de gordura em seres humanos e melhorar a saúde do fígado.

O estudo foi realizado em formato de ensaio clínico randomizado e duplo-cego.

Em vez de criar um chá placebo artificialmente colorido e aromatizado, os pesquisadores secaram o chá de hibisco em pó e o colocaram em cápsulas.

Após doze semanas de tratamento, foi observada uma redução maior na circunferência da cintura e na porcentagem de gordura corporal no grupo que recebeu as cápsulas de chá de hibisco em comparação com o grupo placebo.

No entanto, a dose utilizada durante o estudo foi equivalente a nove xícaras de chá de hibisco por dia, o que é considerado um consumo excessivo.

Recomenda-se consumir no máximo um litro de chá de hibisco por dia de forma regular, devido ao alto teor de manganês presente na bebida.

Chá de hibisco com erva-cidreira

Em 2018, um estudo foi publicado utilizando uma dose razoável de chá de hibisco, equivalente a um copo de 350 ml por dia. No entanto, o estudo também adicionou erva-cidreira à mistura.

A erva-cidreira é conhecida por melhorar a recuperação após exercícios intensos de musculação.

Os pesquisadores decidiram combinar as duas plantas com base em dados promissores obtidos em estudos in vitro, que demonstraram efeitos positivos da erva-cidreira nas células de gordura.

No estudo, os participantes consumiram cerca de uma xícara e meia de chá de hibisco e um quarto de xícara de chá de erva-cidreira por dia, durante dois meses.

Ambos os grupos receberam dietas com a mesma quantidade de calorias. No entanto, o grupo que consumiu o chá apresentou uma perda de peso significativamente maior em comparação ao grupo placebo.

 

Ação bloqueadora de gordura

A vantagem das intervenções que bloqueiam a absorção de gordura é que elas são capazes de fazer com que o organismo gaste mais calorias, além de reduzir a sensação de fome e prolongar a saciedade.

Isso significa que você pode comer a mesma quantidade de calorias, mas ainda assim perder peso. Muitas pessoas se perguntam por que não optar por pílulas em vez de preparar chás.

O mercado oferece uma variedade de suplementos de extratos de ervas, mas isso pressupõe que sabemos o suficiente para extrair os ingredientes ativos corretos.

No caso do chá de hibisco, não parece ser a antocianina vermelha que é responsável pelos efeitos benéficos, já que variedades brancas também apresentam efeitos semelhantes.

Além disso, estudos que isolam os compostos presentes no chá de hibisco e testam diferentes combinações mostraram que os efeitos sinérgicos são mais eficazes, ou seja, o todo pode ser maior do que a soma das partes.


Fonte: NutritionFacts

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor