Benefícios e malefícios da canela: Confira 8 vantagens e desvantagens do consumo
Saiba quais são os benefícios da canela e cuidados que devem ser tomados no seu consumo.
Clique aqui e escute a matéria
Você já adotou a canela em sua alimentação?
A canela é um ingrediente popular em receitas e facilmente obtível, que pode fornecer benefícios diversos para a saúde.
Além de seu delicioso sabor, a canela contém antioxidantes e pequenas quantidades de minerais como manganês, ferro e cálcio.
Quando consumida com moderação como parte de uma dieta equilibrada, a canela pode proporcionar uma série de benefícios à saúde.
Saiba mais a seguir sobre as vantagens do consumo e cuidados necessários!
BENEFÍCIOS DA CANELA
...
1) Favorece o controle do açúcar no sangue
A canela possui compostos como o cinamaldeído, que diminui a taxa de glicose no sangue depois das refeições e favorece a melhora da sensibilidade à insulina.
2) Tem efeito termogênico
A canela estimula o metabolismo por favorecer a produção de calor no corpo, gerando, em pequena escala, queima de calorias.
3) Favorece a digestão
Esse alimento diminui a produção de gases no trato gastrointestinal, além de combater a inflamação da gastrite desencadeada pela bactéria Helicobacter pylori e atuar contra fungos e bactérias que fazem mal ao trato gastrointestinal.
4) Faz bem para o cérebro
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela pode fazer bem a memória e aprendizagem, reduzindo o risco de Alzheimer.
5) Combate cólicas menstruais
Por ter propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, a canela pode atuar na regulação hormonal e relaxar os músculos do útero, reduzindo as dores causadas pelo ciclo menstrual.
6) Reduz colesterol e é benéfica para o coração
O consumo de canela favorece a redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (LDL), além de reduzir a pressão arterial e a inflamação, que está conectada a problemas cardíacos.
POSSÍVEIS MALEFÍCIOS DA CANELA
O consumo máximo de canela recomendado por dia é de 6 gramas, ou 2 colheres e meia de chá.
Um consumo excessivo de canela pode causar efeitos colaterais, como interação com medicamentos anticoagulantes, com aumento do risco de sangramento, além de efeito tóxico no fígado.
Pessoas que possuam a rara alergia a canela devem evitar o consumo, que pode causar a esses indivíduos inchaço, coceira e falta de ar.
Além disso, gestantes devem evitar o consumo excessivo de canela, pois as evidências científicas de que o alimento é seguro durante a gravidez são limitadas.
Com informações de UOL/Viva Bem
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”