Aveia

Benefícios e malefícios da aveia: 10 prós e contras do consumo do alimento

Saiba quais as vantagens e possíveis desvantagens da aveia para a saúde.

Imagem do autor
Cadastrado por

Thallys Menezes

Publicado em 13/04/2024 às 0:29
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

A aveia já faz parte de seu café da manhã?

Esse cereal possui fibras, vitaminas e minerais como fósforo, zinco e magnésio, podendo fornecer diversos benefícios para o organismo.

Trata-se de um alimento nutritivo e saudável que pode trazer diversas vantagens no campo da saúde. Confira algumas delas a seguir!

BENEFÍCIOS DA AVEIA

Reprodução/ Pixabay

Aveia - Reprodução/ Pixabay

Ajuda a reduzir a pressão: Segundo estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de três porções diárias de grãos integrais de aveia ajuda a diminuir a pressão arterial.

É uma aliada no emagrecimento: Por conter betaglucana, a aveia aumenta a sensação de saciedade e o tempo que o alimento permanece no estômago. Porém, nenhum alimento é responsável sozinho pela perdade peso. O emagrecimento deve ser alcançado por alimentação balanceada e exercícios.

Favorece o equilíbrio do açúcar no sangue: com baixo índice glicêmico, a aveia proporciona uma absorção mais lenta de seu açúcar, com menos picos de insulina.

Favorece a redução do colesterol: a fibrabetaglucana, presente na aveia, ajuda a reduzir o colesterol total e o colesterol "ruim" (LDL).

Combate a prisão de ventre: as fibras presentes na aveia tornam as fezes mais volumosas e permitem que elas retenham mais água, favorecendo a evacuação. Para que isso ocorra, é preciso beber muita água.

Previne entupimento de veias e infarto: Segundo estudo realizado na Dinamarca com milhares de participantes, comer grãos integrais como aveia reduziu o risco de infarto em até 27%.

Fornece energia para o corpo: os carboidratos presentes na aveia ajudam a fornecer energia. Com isso, consumir aveia antes de exercícios físicos pode favorecer o desempenho.

A AVEIA POSSUI MALEFÍCIOS?

Consumir aveia em excesso pode causar aumento dos gases e da frequência de evacuações. Por isso, deve ser consumida moderadamente por pessoas com intestino acelerado.

Também devem ter cautela no consumo de aveia pacientes com síndrome do intestino irritado (o excesso do alimento pode piorar a inflamação) e doença celíaca (a aveia pode estar contaminada com glúten por conta da proximidade de lavouras).

Com informações de Viva Bem/UOL

VEJA TAMBÉM: Receita saudável de suco de beterraba com limão

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor