Benefícios da creatina: saiba para que serve e como tomar
Confira as principais vantagens de consumir o alimento
Clique aqui e escute a matéria
Se você pratica atividade física há algum tempo, provavelmente já ouviu falar na creatina. Essa substância serve para ter melhor desempenho nos exercícios.
Contudo, a creatina ainda gera muitas dúvidas. Ela consiste em um composto produzido pelo fígado, pelos rins e pelo pâncreas a partir de alguns aminoácidos.
Ela também pode ser encontrada naturalmente em alimentos como carnes vermelhas, frango, ovos, frutos do mar e laticínios.
Para que serve a creatina?
Esse suplemento é recomendado para aumentar a força e a potência da massa muscular, pois eleva a tolerância do atleta ao esforço e retarda a fadiga dos músculos, permitindo o uso de cargas maiores e um melhor desempenho.
Como tomar creatina?
A maior parte dos suplementos de creatina vem em pó. Ele seve ser diluído em água ou em outra bebida para ser consumida.
Uma dose do suplemento deve fornecer de 1,5 a 3 g de creatina.
Malefícios da creatina
A creatina pode causar problemas gastrointestinais em algumas pessoas. Crianças e gestantes devem evitar esse suplemento.
O excesso de creatina pode levar a disfunções no fígado e nos rins e alterações no ritmo cardíaco.
Com informações da coluna Viva Bem, no portal Uol.
Veja também: CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE BENEFÍCIOS: é bom para DIABETES?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”