Alimentação e saúde

7 motivos para começar a comer pitaya vermelha; entenda os benefícios para a saúde

Nutricionista explica como a fruta é uma grande aliada da saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Letícia Freitas

Publicado em 03/06/2024 às 14:05 | Atualizado em 03/06/2024 às 15:11
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é um fruto exótico que vem ganhando cada vez mais popularidade por seu sabor único, aparência vibrante e benefícios à saúde.

De acordo com a nutricionista Juliana Maciel, parceita do Frooty, em entrevista ao portal Terra, quando se fala em variedade, a cor da casca e da polpa da pitaya podem ser diferentes. Assim, a vermelha é a mais rica em antioxidantes em comparação com as versões amarela e branca.

A profissional explicou vários dos motivos pelos quais a fruta é uma importante aliada da saúde. A seguir, apontamos 7 deles: 

Reprodução/ iStock

Imagem ilustrativa da pitaya - Reprodução/ iStock

1. Benefícios digestivos

Estudos sugerem que a pitaya atua como um prebiótico, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Além de melhorar o trânsito intestinal, ela também fortalece as bactérias benéficas do intestino, o que pode resultar em uma digestão mais eficiente e na redução do risco de câncer de cólon.

2. Redução do colesterol

As fibras presentes na fruta se ligam às moléculas de colesterol no intestino, impedindo sua absorção pelo organismo e contribuindo para a redução do colesterol "ruim" (LDL) e o aumento do colesterol "bom" (HDL).

3. Controle da glicemia 

Principalmente na sua variedade vermelha, a pitaya tem se mostrado eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue, devido à presença de fibras e betacianina. No entanto, é aconselhável ter cautela ao combiná-la com medicamentos para diabetes, a fim de evitar possíveis episódios de hipoglicemia.

4. Potencializa o Potencializador o sistema imunológico

Graças ao seu teor elevado de vitamina C e antioxidantes, a pitaya tem o potencial de fortalecer o sistema imunológico, aumentando a capacidade do organismo de combater diversas infecções.

5. Fortificação dos ossos

A pitaya é uma fonte rica de cálcio, magnésio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde dos ossos. Seu consumo pode ser particularmente vantajoso para pessoas com osteoporose ou osteopenia, além de contribuir para o desenvolvimento ósseo em crianças.

6. Combate à anemia

Graças ao seu conteúdo rico em ferro e ao impulso proporcionado pela presença de vitamina C, a pitaya emerge como uma escolha notável para sustentar níveis saudáveis de hemoglobina e prevenir a anemia.

7. Saúde cardiovascular

Devido ao seu baixo teor de colesterol e sódio, a pitaya representa uma alternativa saudável para aqueles que desejam promover a saúde do coração. Além disso, algumas pesquisas indicam que ela pode auxiliar na regulação da pressão arterial.

Fonte: Portal Terra. 

Conheça os benefícios como fazer suco com a casca do abacaxi! 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor