SAÚDE

9 benefícios do açafrão e como consumir a especiaria

Também conhecido como cúrcuma, o açafrão da terra possui um composto chamado curcumina, que é responsável pelos seus benefícios para a saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 25/04/2024 às 8:06 | Atualizado em 26/04/2024 às 8:38
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, é uma raiz de cor amarelada ou alaranjada utilizada como condimento há mais de 6 mil anos.

Além de sua aplicação culinária, o açafrão também é utilizado devido a suas propriedades nutricionais e medicinais, que são muitas.

O médico Fernando Lemos, que é especialista na saúde do intestino e estuda a relação dos alimentos com o corpo, explica qual é o benefício do açafrão e dá dicas de como usar a especiaria.

9 benefícios do açafrão da terra (ou cúrcuma)

Confira os benefícios mencionados pelo médico:

  1. Ação anti-inflamatória: Estudos mostram que a curcumina, composto presente na cúrcuma, pode reduzir a produção de citocinas inflamatórias, substâncias que causam inflamação no corpo. Leia mais sobre esse efeito aqui.
  2. Ação antioxidante: A curcumina pode ajudar a combater os radicais livres no corpo, reduzindo danos ao DNA e prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como demência.
  3. Potencial antidepressivo: Estudos sugerem que a curcumina pode auxiliar no tratamento e prevenção da depressão, atuando como um antidepressivo natural.
  4. Saúde cardiovascular: As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da curcumina podem ajudar na prevenção de eventos cardíacos adversos.
  5. Prevenção de tumores: A curcumina possui propriedades anticancerígenas que podem ajudar na prevenção de tumores.
  6. Proteção ocular: A cúrcuma pode ajudar na prevenção de cataratas, protegendo os olhos contra danos causados pelos radicais livres.
  7. Regeneração neuronal: Estudos indicam que a curcumina pode contribuir para a regeneração de células neuronais, o que é importante para o tratamento de distúrbios neurológicos.
  8. Prevenção de parasitoses: A curcumina pode ajudar na prevenção de infecções parasitárias.
  9. Tratamento de H. pylori: A cúrcuma pode auxiliar no tratamento de infecções causadas pela bactéria H. pylori, associada a úlceras estomacais e outras condições gastrointestinais.

Leia também: 7 benefícios da rúcula e como consumir

Como tomar açafrão?

Mas segundo o médico, o uso do açafrão da terra em pó ou extrato tem uma baixa biodisponibilidade, ou seja, uma baixa absorção pelo organismo.

Para obter os benefícios, é recomendado o uso de extrato concentrado da especiaria, associado à piperina, um composto presente na pimenta preta, que aumenta a absorção da curcumina.

Leia também: Veja benefícios do pó de guaraná e como consumir

A dosagem recomendada é entre 500 mg e 1000 mg de curcumina, associada a 7 mg a 10 mg de piperina.

Dicas de uso

  • Em receitas: Adicione açafrão em pó a várias receitas, como sopas, ensopados, curry, arroz, molhos, smoothies, omeletes, e até mesmo em assados, para dar cor e sabor. Ele combina especialmente bem com pratos de inspiração indiana, asiática e do Oriente Médio.
  • Chá de açafrão: Prepare uma infusão de chá de açafrão misturando uma colher de chá de açafrão em pó em água quente. Adicione um toque de mel e limão para dar sabor.
  • Misture em saladas: Polvilhe uma pitada de açafrão em pó em suas saladas ou misture-o em molhos para colorir e dar um sabor.

Veja mais informações no vídeo:

Fonte: Planeta Intestino

 

Tags

Autor