Benefícios e malefícios do melão: 10 vantagens e desvantagens de consumir a fruta
Saiba quais são os benefícios de incluir o melão em sua alimentação e também os cuidados que devem ser tomados.
Clique aqui e escute a matéria
O melão faz parte da sua salada de frutas? Trata-se de um alimento rico em água que pode colaborar com a hidratação e também em nutrientes.
A fruta contém vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como fósforo, cálcio e zinco. Com isso, o melão pode fornecer diversos benefícios para o organismo.
Confira a seguir algumas vantagens do consumo da fruta e também as cautelas necessárias ao inserir o melão na alimentação.
BENEFÍCIOS DO MELÃO
1) FAZ BEM PARA A PELE
O melão contém vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda a favorecer a produção de colágeno, além de proteger a pele do sol.
2) COMBATE A RETENÇÃO DE LÍQUIDO
Rico em água, o melão favorece a eliminação de urina, sendo benéfico em casos de inchaço e retenção de líquido.
3) EQUILÍBRIO DA PRESSÃO ARTERIAL
O melão ajuda a regular a quantidade de sódio no corpo, além de conter potássio, que ajuda a tensão dos vasos sanguíneos. Ambos fatores favorecem a redução da pressão arterial.
4) É BENÉFICO PARA OS OSSOS
Rico em vitamina K, cálcio e magnésio, o melão ajuda a manter a força dos ossos e garantir sua reparação, sendo ideal especialmente para quem possui propensão à osteoporose.
5) FAZ BEM PARA OS OLHOS
Os antioxidantes luteína e zeaxantina, presentes no melão, ajudam a proteger os olhos dos danos causados pela luz solar, ajudando a prevenir doenças oculares.
6) AJUDA A EQUILIBRAR O NÍVEL AÇÚCAR NO SANGUE
A pectina e outras fibras presentes no mamão ajudam a regular a glicemia, controlando a liberação de glicose no sangue.
7) AJUDA NA DIGESTÃO
Rico em fibras, como a pectina, o melão aumenta a sensação de saciedade e atua como laxante natural, combatendo a prisão de ventre.
CUIDADOS E POSSÍVEIS MALEFÍCIOS DO MAMÃO
Para a maioria das pessoas, o melão não representa riscos. Porém, um consumo excessivo da fruta pode ocasionar desconforto digestivo, por conta da grande quantidade de fibras.
Diabéticos devem consumir a fruta de forma moderada, devido ao índice glicêmico médio que ela possui.
Também é recomendada cautela para pacientes com insuficiência renal, uma vez que o melão possui muito potássio, que é eliminado com mais dificuldade por pessoas com esse tipo de quadro.
Com informações de UOL/Viva Bem
VEJA TAMBÉM: Como fazer suco de beterraba com limão?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”