Benefícios e malefícios do morango: 12 vantagens e riscos de consumir a fruta
Confia benefícios do morango e cuidados necessários no consumo do alimento.
Clique aqui e escute a matéria
O morango pode oferecer muito mais do que apenas sabor!
A fruta cultivada em clima frio é rica em antioxidantes chamados antocianinas, além de nutrientes como vitamina C, fibras, magnésio e ácido elágio.
Com isso, os morangos podem ser bastante benéficos para o organismo. Confira a seguir vantagens e riscos do consumo!
Benefícios do morango para a saúde
1) Equilibra os níveis de colesterol
Segundo estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry o morangoajuda a reduzir a taxa decolesterol "ruim" (LDL) por possuir um antioxidante chamado antocionina, que também eleva as taxas do colesterol "bom" (HDL).
2) Ajuda a prevenir doenças cardíacas
O morango possui flavonoides, que ajudam a reduzir o risco de doenças do coração. Além disso, a redução do colesterol ruim também reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias.
3) Combate à hipertensão
Segundo estudos publicados no The American Journal of Clinical Nutrition, o morango, rico em anticioninas, ajuda a diminuir a pressão arterial.
4) Fortalece o sistema imunológico
Nutrientes presentes no morango, como vitamina C e betacarotenos, ajudam a reforçar a imunidade, facilitando a cicatrização de feridas e absorção do ferro obtido na alimentação.
5) Ajuda a baixar o açúcar no sangue
O morango é uma fruta com baixo índice glicêmico (IG), com risco reduzido para diabéticos. Além, disso, consumir o alimento pode reduzir os níveis de glicose no sangue.
6) Combate a inflamações
Os flavonoides presentes no morango ajudam a diminuir a inflamação. Os antioxidantes da fruta, segundo estudos, ajudaram a reduzir a dor em adultos obesos com artrite degenerativa do joelho.
Contraindicações e possíveis malefícios do morango
O morango é uma fruta pouco calórica, com cerca de 30 kcal por 100g, com isso, não precisa ficar de fora da alimentação de quem faz dieta.
Trata-se de um alimento, em geral, seguro, mas que pode trazer alguns riscos. Entre eles está a presença de proteínas que podem gerar reações imunológicas em alguns indivíduos.
Além disso, o morango está entre os alimentos mais contaminados por agrotóxicos, o que pode causar alguns sintomas indesejados.
"Muitas vezes a quantidade de pesticidas e agrotóxicos utilizados no plantio do morango, quando elevados, contribuem para o aparecimento de reações alérgicas, com sintomas como: náuseas, urticárias, vermelhidão no nariz, dores de cabeça e inchaço", destaca a nutricionista Juliana Nogueira, em matéria para o Diário do Nordeste.
Dessa forma, o ideal é consumir o morango de forma moderada, evitando, assim, exposição prolongada aos agrotóxicos.
Com informações de UOL/Viva Bem e Diário do Nordeste
VEJA TAMBÉM: 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS para INCHAÇO e RETENÇÃO de LÍQUIDO
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”