Benefícios e malefícios da uva: 9 vantagens e desvantagens da fruta para a saúde
Saiba o que a uva pode oferecer de benéfico à saúde e confira também possíveis riscos.
Clique aqui e escute a matéria
A uva pode ser um lanche ou sobremesa bastante saboroso, fornecendo também benefícios à saúde.
As variedades verdes ou roxas possuem nutrientes semelhantes, mas as roxas se destacam por serem mais ricas em antioxidantes, como o resveratrol, benéfico ao organismo.
Rica nas vitaminas A, C, E e K e também em minerais como cálcio e potássio, a uva é uma fruta nutritiva e pouco calórica que pode trazer diversas vantagens para a saúde por meio de seu consumo.
Confira a seguir algumas delas!
Benefícios da uva
1) Diminui o colesterol
A uva roxa possui resveratrol que ajuda a controlar as taxas de colesterol "ruim" (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL), prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias.
2) É benéfica para o coração
O potássio presente na uva ajuda a equilibrar a pressão arterial. O consumo insuficiente desse mineral vem sendo associada a um risco aumentado de hipertensão e doenças cardiovasculares.
3) Ajuda a diminuir o açúcar no sangue
O resveratrol da uva também aumenta a sensibilidade à insulina, o que torna a fruta benéfica para diabéticos. Além disso, favorece a redução do açúcar no sangue.
4) Tem ação anti-infecciosa
A uva contém compostos fenólicos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico ao equilibrar a microbiota intestinal. A imunidade também é favorecida pela vitamina C presente na uva.
5) Faz bem para os olhos
A uva contém os antioxidantes luteína e zeaxantina, que ajudam a reduzir os danos causados pela luz do sol à retina, além de proteger os olhos da catarata, claucoma e retinopatia.
6) Reduz a prisão de ventre
A uva é rica e água e fibras, favorecendo a hidratação e uma maior frequência na evacuação, diminuindo o risco de desenvolver a prisão de ventre (constipação).
7) Combate o envelhecimento precoce
O resveratrol da uva também ajuda a aumentar a longevidade, e o consumo regular da fruta melhora a saúde em geral, por combater a oxidação de proteínas, lipídeos e DNA das células.
Quantas uvas deve-se comer por dia?
A quantidade ideal é 10 uvas, ou um cacho pequeno por dia, dando preferência à uva in natura ou ao suco de uva integral. O consumo da uva deve ser parte de uma dieta balanceada.
Possíveis malefícios e contraindicações da uva
Para a maioria das pessoas, o consumo de uva não representa riscos. Porém, dois grupos devem consumilr a fruta com moderação:
- Diabéticos: por conta da quantidade de açúcar presente na uva
- Pacientes com problemas renais: o potássio da uva pode prejudicar a saúde de quem tem os rins comprometidos, uma vez que os órgãos dessas pessoas não são capazes de retirar o excesso do potássio do sangue. Casos mais graves podem, até mesmo, causar parada cardíaca.
Com informações de UOL/Viva Bem e Manuel MSD
VEJA TAMBÉM: 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS para INCHAÇO e RETENÇÃO de LÍQUIDO
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”