Benefícios e malefícios do inhame: 12 vantagens e desvantagens em consumir
Confira benefícios do inhame e possíveis efeitos colaterais do consumo.
Clique aqui e escute a matéria
O inhame é bastante popular nos jantares brasileiros e pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Trata-se de um tubérculo que contém fibras solúveis e é rico em vitaminas de complexo B, vitamina C e antioxidantes, além de conter minerais como o potássio.
Confira a seguir benefícios, recomendações e possíveis riscos do consumo do inhame!
Benefícios do inhame para a saúde
1) Fortalece a imunidade
A vitamina C e as vitaminas do complexo B presentes no inhame ajudam a fortalecer o sistema imunológico, favorecendo a proteção do corpo contra infecções.
2) Combate problemas respiratórios
Segundo pesquisa publicada pelo Journal of Traditional Chinese Medicine, o inhame melhora a respiração e qualidade de vida de pessoas com a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfermidade associada ao tabagismo que afeta cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil.
3) Favorece o emagrecimento
O inhame fornece uma sensação prolongada de saciedade, favorecendo uma menor ingestão de comida. Além disso, possui grandes quantidades de carboidratos complexos e também pelas fibras, tornando-se ideal para inclusão de dietas que visam a perda de peso.
4) É benéfico para o sistema cardiovascular
A vitamina B6 presente no inhame atua na quebra da substância homocisteína, que causa danos às paredes dos vasos sanguíneos.
5) Combate hipertensão e colesterol alto
O inhame também possui potássio, que ajuda a prevenir a hipertensão, e fitosteróis, que removem o colesterol do organismo.
6) Ajuda a desintoxicar o corpo
O inhame possui efeito desintoxicante, favorecendo a excreção de toxinas presentes no sangue por meio dos rins, intestino e pele.
7) Melhora a visão
A vitamina C do inhame favorece a prevenção da degeneração macular e catarata, além de melhorar a visão noturna e o nível de hidratação ocular.
8) É benéfico para a pele
O inhame possui vitamina A, que favorece a retenção de líquidos e eliminação de radicais livres, favorecendo a hidratação da pele e combatendo o envelhecimento precoce.
Possíveis malefícios do inhame para a saúde
O inhame, segundo determinados especialistas, é contraindicado para gestantes ou lactantes, por conta da falta de dados sobre a interação do alimento com os hormônios desses grupos.
Além disso, indivíduos com aumento do potássio devem consultar um médico antes de consumir.
É raro que o tubérculo causa efeitos colaterais em quem o consome. Porém, por conter uma substância chamada saponina, o inhame pode causar dor de estômago e náuseas.
Há também quadros de alergia ao inhame, que causam formigamento e coceira.
Como o inhame é um alimento rico em carboidrato a porção diária máxima indica é de uma ou duas porções.
Além disso, o ideal é cozinhá-lo com casca e na pressão, sem cortá-lo.
VEJA TAMBÉM: Receita INCRÍVEL para EMAGRECER com suco de BETERRABA com LIMÃO
Com informações de UOL/Viva Bem
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”