'pm nota 10'

PM condecorado pelo governo como "Nota 10" é preso por suspeita de assaltar lotérica

Policial Militar recebeu título de "PM Nota 10" das mãos do governador do Estado, em 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 08/06/2024 às 11:29
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Um policial militar que havia sido condecorado pelo estado como "Policial Nota 10" foi preso e afastado de suas funções após ser delatado como cúmplice de um assalto a uma casa lotérica. O crime ocorreu em março deste ano, mas a prisão dele só foi decretada no último dia 28 de maio.

O PM preso é o cabo Josias Figueiroa. Ele é lotado no 4º Batalhão de Polícia do Interior de São Paulo, com sede em Bauru. A casa lotérica assaltada fica em Cabrália Paulista, também em São Paulo.

De acordo com o Metrópoles, dois homens armados invadiram a lotérica quando ela estava sendo fechada, no final do expediente. Após o roubo, a dupla fugiu em um veículo preto, com apoio de um segundo veículo. O estabelecimento teve prejuízo de R$ 11 mil.

Leia tambem: Maior miliciano do Rio, Pipito morre em troca de tiros com a polícia

Segundo a investigação, um dos carros usados no roubo pertencia ao avô da esposa de um um dos suspeitos. Capturado, esse homem delatou os comparsas e informou que um deles era Josias. Outros indícios documentais reunidos pela Polícia Civil sustentam a suspeita de participação do militar no crime.

Na delegacia, o policial manteve o silêncio. Ele foi levado ao Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo. O caso será analisado pelo Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

O afastamento do militar das funções no 4º BPM/I foi publicado na última quarta-feira (5), com validade a partir da data do decreto de prisão temporária do militar. Ele foi colocado como “adido” ou “agregado”, e continua recebendo salários, ficando impedido de prestar serviço.

Reprodução/Governo de SP

PM preso foi homenageado pelo governador João Dória, em 2019 - Reprodução/Governo de SP

PM 'nota 10'

Josias Figueiroa foi homenageado pelo então governador de São Paulo, João Dória, em 2019, como "Policial Nota 10". O certificado é entregue a policiais civis e militares e peritos criminais que "foram além do cumprimento de suas funções”.

Figueira recebeu a honraria pela atuação em uma escola de Cabrália Paulista, em agosto daquele ano. Ele deteve um adolescente de 16 anos que ameaçava matar uma professora e outros alunos da escola.

Na ocasião, outros 15 militares, 10 policiais civis e dois peritos foram homenageados na cerimônia.

Tags

Autor