SAÚDE

Musculação: Quantos dias na semana é preciso treinar para ter resultados?

Descubra quantas vezes, no mínimo, se deve praticar a musculação para obter os resultados esperados!

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 25/03/2024 às 20:21
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

A saúde e um corpo bem trabalhado é algo que está na lista de muitas pessoas para realizar ainda neste ano de 2024.

Diversas pessoas estão dedicando um tempo para manter o corpo em dia, realizando exercícios físicos e optando por uma alimentação mais saudável.

Para as pessoas que iniciaram 2024 com todo gás nos treinos de musculação, ainda surgem muitas dúvidas como, por exemplo: quantas vezes no mínimo se deve praticar a musculação?

Nesta matéria, vamos mostrar o tempo mínimo para obter os resultados desejados na musculação. Veja agora!

Quantos dias na semana é preciso treinar para ter resultados?

O personal trainer Giuliano Esperança concedeu uma entrevista muito importante sobre musculação para o Sport Life.

Sobre o tempo para praticar a musculação, o profissional respondeu: "A frequência mínima recomendada para musculação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento contínuo de força e hipertrofia. Afinal, a periodização, que ajusta o volume e a intensidade ao longo do tempo, é crucial".

"Embora não haja uma frequência mínima exata para todos, treinar regularmente é fundamental para o progresso", explicou.

Reprodução/ iStock

Musculação e boa saúde - Reprodução/ iStock

A frequência máxima de treinos deve ser individualizada com intuito de considerar a capacidade de recuperação e objetivos específicos.

Esses métodos ajudam a evitar o overtraining, sintoma de instabilidade psicofisiológico prejudicial à saúde física e mental, e permitem também o desenvolvimento contínuo, o que equilibra adequadamente o volume e a intensidade.

"Tanto para veteranos quanto para novatos a periodização é essencial. Ajustar volume, intensidade e tipos de exercícios é crucial para maximizar os ganhos, minimizar o risco de lesões e manter o treinamento eficaz e desafiador", acrescentou o profissional.

Com informações do portal Terra

Para as pessoas que estão entrando na musculação, o profissional indica priorizar a adaptação gradual ao treinamento de força.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor