BEM-ESTAR

Melhor dieta para emagrecer: quantos ovos devo comer por dia para perder peso?

Os ovos são aliados na dieta do emagrecimento.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 12/04/2024 às 9:46 | Atualizado em 12/04/2024 às 9:49
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

O ovo é um alimento aliado na dieta do emagrecimento. Quem associou ele ao aumento do colesterol e ao risco de comprometer a saúde cardiovascular, podem estar enganados.

Isso porque um estudo divulgado na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology e realizado por pesquisadores do Instituto Duke de Pesquisa Clínica em Durham, na Carolina do Norte (EUA), indicou que não é bem por aí.

Foi indicado que os níveis de colesterol entre as pessoas que comeram até 12 ovos fortificados ao longo da semana, até as pessoas que têm riscos para doenças cardiovasculares, foram próximos ao de pessoas que não comeram ovos.

Os padrões e hábitos alimentares podem ter uma influência notável sobre estes, e há muitas informações conflitantes sobre se os ovos são seguros ou não para consumo, especialmente para pessoas que têm ou estão em risco de doenças cardíacas”, comentou uma autora da pesquisa, a médica Nina Nouhravesh.

BENEFÍCIOS DO OVO PARA A DIETA

O ovo é considerado um alimento completo devido à sua riqueza em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. No entanto, a presença de gordura saturada tem gerado debates sobre os limites seguros de consumo diário.

Um estudo recente destacou que o problema muitas vezes está relacionado ao que acompanha os ovos nas refeições, como bacon, presunto e outros alimentos ultraprocessados, que também são ricos em gorduras.

Pexels

Confira o que você deve fazer para manter os níveis de colesterol no sangue equilibrados - Pexels

Ovos fortificados: uma opção mais saudável

Os ovos fortificados, que contêm maior teor de ômega-3, iodo e vitaminas D, B e E, apresentam menos gordura saturada do que os ovos normais.

  • Apesar das vantagens evidentes, os especialistas recomendam moderação no consumo desse alimento. Para pessoas com riscos cardiovasculares, a ingestão de duas unidades por dia pode ser suficiente.

COLESTEROL HDL E LDL: qual é a diferença?


Estratégias para consumo saudável de ovos

Optar por ovos fortificados pode ser uma escolha ainda melhor, visto que eles oferecem mais ômega-3, conhecido por sua capacidade de prevenir problemas cardiovasculares, e menos gordura saturada.

Outra estratégia é limitar o consumo de gemas, já que é nessa parte que se encontra a maior concentração de colesterol.

Dicas adicionais para perda de peso saudável

Para perder peso de forma saudável e eficaz, é essencial adotar uma combinação de hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular.

Priorize uma dieta equilibrada, incluindo frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, enquanto evita alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas.

Além disso, mantenha uma rotina regular de exercícios, incorporando atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular. Hidrate-se adequadamente, controle as porções e considere buscar orientações personalizadas de um profissional de saúde.

Com informações do Metrópoles

Veja também: receita incrível para emagrecer; suco de beterraba com limão

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor